Fisioterapia em idosos: qual a importância

Profissional realizando fisioterapia em idosos.

Compartilhe!

A idade traz diversas preocupações, mas a maior delas é perder a independência. Quando a pessoa chega na terceira e na quarta idade o corpo dá sinais de perdas fisiológicas, já esperadas, mas que podem ser retardadas ou revertidas. Um exemplo disso é a mobilidade. Com a fisioterapia em idosos é possível cuidar para que a pessoa envelheça mantendo a qualidade de vida. Ir ao mercado, passear com o cachorro e brincar com os netos não precisa ser um problema. Continue lendo e entenda a importância desse cuidado.

Por que fazer fisioterapia em idosos de forma preventiva?

O corpo humano vai perdendo massa muscular, mobilidade e outras coisas durante os anos. Se o idoso não cuidar da saúde de forma preventiva, pode perder a capacidade de fazer pequenas coisas, como varrer a casa, ou até ficar preso a uma cama.

Para evitar que isso aconteça, temos a fisioterapia como prevenção de lesões, comuns nessa idade, de perdas musculares e de encurtamento dos músculos. Com o apoio de um profissional é possível identificar necessidades e atuar nelas de forma preventiva ou reabilitando algo que está no início.

Além disso, podemos citar as metas abaixo como resultados importantes da fisioterapia em idosos.

Aumento da qualidade de vida

Este é o principal objetivo! A fisioterapia em idosos ajuda no alívio de dores, que são queixas comuns nessa idade. E sem dor a vida fica mais feliz! Além disso, também traz independência nas tarefas do cotidiano, como tomar banho, varrer a casa, colocar roupa na corda. Isso aumenta a satisfação e a vontade de viver.

Aumento da flexibilidade

Em qualquer idade, o sedentarismo traz perda de flexibilidade. No entanto, nos idosos, isso se junta a problemas nos ossos, dificultando tarefas simples, como pegar algo que caiu no chão. Temos a fisioterapia em idosos como algo que ajuda a melhorar e até acabar com esses problemas, uma vez que aumenta a flexibilidade.

Coordenação motora

Outro ponto que a fisioterapia preventiva vai ajudar é na coordenação motora. Quedas na terceira e quarta idade são um risco muito grande, então, tudo que puder ser feito para evitá-las, deve ser feito. A fisioterapia vem como solução para quem caiu, mas, principalmente, como prevenção de quedas. Ao realizar fisioterapia em idosos como prevenção de quedas, serão realizados movimentos e exercícios que melhoram a coordenação motora. Além disso, aumenta a confiança do idoso em si mesmo.

Conheça a Saver Company!

Somos uma empresa de home care no Rio de Janeiro especializada no serviço de cuidados de idosos. Contamos com profissionais qualificados para cuidar das pessoas que estão na melhor fase da vida. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!