Lesões por pressão em idosos: o que é, como prevenir e tratar?
O envelhecimento é uma fase natural que todas as pessoas passam. Mas, nem sempre o processo é simples. A fase pode vir acompanhada de problemas e doenças. É comum, idosos passar longos períodos deitados, ou em uma mesma posição. Essa ação pode causar um problema comum chamado de úlceras por pressão, escaras ou lesão por pressão. Elas exigem alguns cuidados específicos tanto para prevenir, como para tratar e não deixar o quadro evoluir para um problema maior. Veja algumas dicas que a Saver Company preparou para cuidar das lesões por pressão em idosos. Confira!
O que são lesões por pressão?
Também chamadas de escaras de decúbito, úlceras de decúbito ou úlceras de pressão, são lesões específicas que podem surgir em algumas áreas da pele. As feridas geralmente aparecem em pessoas que passam muito tempo em uma mesma posição. Por isso, é bem comum o surgimento em idosos acamados ou que estão em cadeiras de rodas.
O problema acontece de fato pela falta ou deficiência de irrigação de sangue e na distribuição de nutrientes pelo corpo. Assim, quando uma pessoa fica muito tempo deitada, por exemplo, exerce ainda mais função em algumas áreas, prejudicando a pressão sobre a pele.
As lesões por pressão em idosos têm características de extensão e profundidade variáveis. Além disso, a umidade e fricção são condições que podem complicar ainda mais o quadro. As feridas podem aparecer em diversas partes do corpo, mas são mais comuns nas chamadas regiões de apoio. Ou seja, partes que ficam em maior contato com a cama, maca ou cadeira de rodas. Os principais locais para aparecerem as lesões por pressão em idosos são:
- nuca;
- atrás das orelhas;
- costas;
- ombros;
- cóccix;
- nádegas;
- cotovelos;
- calcanhares.
O diagnóstico é geralmente feito por um especialista após avaliar a aparência da pele. Os primeiros sintomas podem variar de vermelhidão e coceira, até bolhas de pus e infecção. A classificação das lesões são feitas em 4 estágios:
- Estágio 1: pequenas regiões da pele ficam vermelhas e podem causar coceira, queimação e pequenos incômodos.
- Estágio 2: começam aparecer feridas ou pequenas bolhas. Quando se rompem, podem deixar feridas “abertas” e esbranquiçadas. É comum ter dor e sensação de queimação mais forte.
- Estágio 3: feridas maiores e que não cicatrizam de forma adequada. Pode haver mau cheiro e/ou pus.
- Estágio 4: o último estágio das lesões por pressão em idosos é o mais grave e as feridas podem causar infecções graves e afetar os tecidos mais profundos como músculos, ligamentos e tendões. Nesse estágio as feridas podem ter necrose (tecido morto da pele). Nesse estágio pode acontecer ainda de aparecer celulite (tipo de infecção na pele) e até infecção generalizada.
Como prevenir e tratar lesões por pressão em idosos?
Para prevenir as lesões por pressão em idosos é essencial que haja acompanhamento, principalmente nos que têm alguma comorbidade ou doenças. Depois disso, algumas medidas simples podem ajudar na prevenção:
- mudança da posição do corpo de 2 em 2 horas para evitar que haja pressão nas áreas de maior contato e permitindo que o fluxo de sangue continue fluido e correto;
- elevar partes do corpo que ficam sob mais pressão como calcanhares ou atrás da cabeça, por exemplo;
- fazer o uso de um hidratante recomendado e testado dermatologicamente;
- manter o idoso sempre hidratado e oferecer água sempre que possível;
- manter a correta higienização do corpo;
- não deixar nenhuma parte do corpo molhada ou úmida após o banho;
- mudar a roupa do paciente sempre que necessário;
- trocar constantemente a roupa de cama evitando sujeira e umidade do próprio suor;
- exercitar o paciente – se ele não se movimentar sozinho, é muito importante ter alguém para ajudar e movimentar as pernas, braços e pescoço a fim de melhorar a circulação e reduzir a pressão no local;
- examinar a pele diariamente à procura de inchaço e/ou feridas.
Quando o problema já existe, é preciso primeiro identificar o estágio. No 1 e 2, geralmente é indicado ações para melhorar a circulação sanguínea local. Podem ser necessárias massagens suaves e mudanças de posição.
Por outro lado, se as lesões por pressão em idosos estiverem nos estágios 3 ou 4 é preciso mais higiene e atenção. É necessário também que tenha-se muito cuidado com as feridas para evitar a contaminação e possível infecção.
Ter um cuidador de idosos é essencial para avaliar a saúde. A situação é ainda mais importante se o idoso tem dificuldade de locomoção e passa muito tempo deitado ou sentado em uma mesma posição. Dessa forma, o cuidador deve ter mais cautela principalmente com pacientes que têm pouca sensibilidade. Dependendo do estágio, as lesões por pressão em idosos podem causar infecção local ou até mesmo na corrente sanguínea.
Cuidados especializados com a Saver Company!
Agora que você já sabe como evitar e tratar as lesões por pressão em idosos, se precisar de ajuda para cuidar de alguém da terceira idade, conte com a nossa empresa. A Saver Company oferece cuidados de saúde no conforto de sua casa. Conte com nosso Home Care no RJ e nossos profissionais altamente qualificados!
Também oferecemos enfermagem home care e uma equipe multidisciplinar altamente treinada para atender e cuidar de todas as suas necessidades. Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos lhe ajudar.